terça-feira, 25 de novembro de 2008

BEM VINDOS AO SAN DIEGO!



- DADOS PESSOAIS

*Proprietário: Diego Barroncas Ferreira

*Responsável Técnico pelo empreendimento: Marcelo Barroncas - CREA 8384
(Engenheiro de Pesca)

- DADOS DA PROPRIEDADE

*Denominação: Pesque e Pague San Diego
*Área da propriedade: 752.083,00 m2
*Localização: Rodovia AM 010, Km 35
*Município: Manaus /AM

- DESCRIÇÃO DA PROPRIEDADE

*Viveiros escavados: 14 com tamanho variando de 1.500 m2 a 4.500 m2
*Barragens: 4 variando de 10.000 m2 a 80.000 m2

Histórico da criação de peixes no San Diego!



A propriedade foi adquirida em 1983, já na época pensando em piscicultura. Como a propriedade possuía 20 ha de pasto, foi montada toda estrutura para criação de gado leiteiro, apesar do sonho da criação de peixes, somente em 1986 foi possível a construção da primeira barragem (que viria a romper 11 meses depois de sua construção). No ano de 1988 a represa foi recuperada, entretanto por falta de orientação técnica a mesma não ficou funcional, o que só viria acontecer no ano de 1991, com sua reconstrução e ampliação já com o acompanhamento técnico (barragem que até hoje permanece). No entanto a partir de 1996 maiores investimentos foram realizados, como construções de viveiros de alevinagem e construção de uma nova barragem para engorda, já a barragem principal mostrou-se inadequada ao cultivo, porém pôde ser aproveitada em outra atividade, a de Pesque-Pague.




Lembrando ainda que no início, se quer existia produção local de alevinos ou de ração. Todos os peixes que começaram a serem cultivados na propriedade foram oriundos do Nordeste brasileiro.
Muitos anos de prejuízos foram observados, diversos fatores contribuíram para o fracasso no começo da atividade, sendo que entre os principais fatores destacaram-se a falta de assistência técnica, inexistência de uma ração de qualidade (normalmente usava-se na alimentação dos peixes sangue bovino, ração para aves, frutas regionais, restos de feira, entre outros).
Apesar de amargar prejuízos no inicio, não desistiu, e continua até hoje investindo e ampliando a atividade.

San Diego!


Atualmente a propriedade possui vários viveiros para engorda e a 3 anos já cultiva peixes em tanques-redes. A atividade está facilitada pois existe mão de obra qualificada para prestar assistência técnica, ração apropriada e uma produção local e constante de alevinos.
A piscicultura hoje já possui um respeito que lhe é devido, principalmente devido a coragem dos desbravadores da atividade, onde muitos perderam tudo acreditando que podiam ter sucesso em uma cultura desconhecida e que ajudaram a desvendar os principais entraves.
Hoje além gerar empregos e renda para o povo amazonense, ajuda a diminuir a pressão sobre os estoques naturais, principalmente das espécies consideradas nobres e de alto valor comercial como a matrinxã, o tambaqui e o pirarucu.
O pesqueiro funciona a mais de 10 anos.

- Espécies utilizadas no pesque-pague:

*Matrinxã
*Tambaqui
*Pirarucu
*Tucunaré
*Curimatã
*Jaraqui
*Acarás diversos


Visite-nos!

mais informações: 81236866 (Diego)